Capa > Viagens > Dicas > Melhor época para ir à Europa
Melhor época para ir à Europa

Melhor época para ir à Europa

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 StumbleUpon 0 Pin It Share 0 0 Flares ×
O velho continente pode ser uma  uma caixinha de surpresas e definir a melhor época para ir à Europa ao montar seu roteiro vai depender de 3 fatores: quais seus interesses para a viagem, qual a parte da Europa pretende visitar e sua tolerância as baixas temperaturas ou calor excessivo.

Sim, na Europa o verão pode ser tão quente quanto o Nordeste. Nas partes mais visitadas da Itália geralmente o inverno é mais brando, na França os ventos gelados reduzem a sensação térmica e pode ser uma tortura colocar o nariz para fora! É mais barato viajar no inverno, mas várias atrações que você pretende visitar podem estar fechadas. São muitos os fatores a serem levados em consideração ao escolher em qual época viajar para a Europa. Pra facilitar a sua vida, resumimos aqui alguns pontos que levamos em consideração e que podem ser cruciais para sua próxima viagem.

Inverno na Europa – Dezembro a Março

No inverno há uma redução média de 30% no custo da viagem. Isso é tentador mas não deixe de levar em consideração que nessa época do ano muitas atrações estão fechadas, passeios ao ar livre grátis ficam comprometidos, as estradas costumam ficar interditadas e alguns voos são cancelados sem prévio aviso. As opções se limitam a lugares fechados como restaurantes, museus, teatros e shoppings. Além do custo da viagem outra vantagem no inverno é a quantidade menor de turistas, menos filas, menos stress! Por esses fatores o inverno pode ser a melhor época para ir à Europa. Afinal, estamos definitivamente na baixa temporada. Por outro lado as roupas adequadas para enfrentar o rigoroso inverno europeu são caras tanto no Brasil como lá e isso significa investir mais. Se ficar dentro do hotel por conta dessas eventualidades não te incomoda o inverno é uma boa pedida!

melhor-epoca-ir-europa-neve

Monte Grappa: No inverno considere a possibilidade ficar preso no hotel

Primavera na Europa – Março a Junho

Escolhemos esse período por ser uma das épocas mais bonitas para visitar a Europa. A neve dá lugar as flores que reaparecem colorindo o cenário cinzento de antes, os parques e as atrações reabrem e as cidades tem mais movimento. Mesmo com sol, ainda no começo da estação, a temperatura ainda é gelada, que não dispensa o arsenal de casacos e luvas. Lembra que eu disse que a Europa é uma caixinha de surpresas? Em Paris, nosso primeiro destino, o inverno foi um dos mais rigorosos e se prolongou por 2 semanas. A neve que é quase rara na cidade luz esteve presente por todo canto e quase estragou parte da minha viagem. Por sorte na semana anterior ao embarque o clima melhorou. Mesmo assim passei muito frio no início da viagem.

Vantagens da primavera: os preços são menores que no verão mas não se comparam aos do inverno, a quantidade de turistas perambulando pela Europa nessa época é suportável, as filas em pontos concorridos te obrigam a reservar algumas atrações com antecedência e isso tem um custo extra. Pelo custo benefício, nossa opinião é que esta é a melhor época para ir à Europa.

Roma: Na Itália as temperaturas são mais brandas inclusive na primavera

Verão na Europa – Junho a Setembro

Alta temporada na Europa (e em qualquer lugar) é sinônimo de preços mais altos. Época de férias escolares e lugares abarrotados de turistas. Os dias são mais longos e o frio cede lugar ao tempo ensolarado. Fazer as malas se torna tarefa fácil e o mundo decide viajar. Todas as atrações estão abertas e é quando acontecem também os festivais de verão, as festas medievais, exposições ao ar livre e música gratuitas nas ruas. Os parques viram “praias” e o calor pode ser tornar até um obstáculo para aqueles que gostam de bater perna. Se o seu roteiro está recheado de lugares famosos como Paris, Roma e Barcelona e você não gosta de aglomerações, viajar nessa época pode ser bastante estressante. Na nossa opinião essa não é a melhor época para ir à Europa, definitivamente.

Paris: temperatura aquece e as pessoas lotam as atrações

Paris: temperatura aquece e as pessoas lotam as atrações

Outono na Europa – Setembro a Dezembro

Outono (Set-Dez): As vantagens são os preços atrativos e boa parte dos turistas de volta ao seus países. É a época onde as vinhas amadurecem e dão origem aos festivais de vinhos. O clima ainda é instável porque mescla dias com sol com o frio e tem o risco de chuvas inesperadas. Momento perfeito para quem quer curte um frio mas não está disposto a enfrentar o inverno rigoroso europeu. A paisagem rende belas fotos graças os tons alaranjados das folhas e as árvores nessa estação. Os hotéis oferecem pacotes especiais e alguns festivais culturais de Outono como o Festival de Otoño de Madri.

Bassano del Grappa: Dias frios mas nada comparado com o inverno rigoroso da Europa

Bassano del Grappa: Dias frios mas nada comparado com o inverno rigoroso da Europa

Foto destaque: Four Seasons – wazzy88.deviantart.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 StumbleUpon 0 Pin It Share 0 0 Flares ×