Capa > Viagens > Dicas > Por que levar dinheiro vivo nas viagens ao exterior?
Por que levar dinheiro vivo nas viagens ao exterior?

Por que levar dinheiro vivo nas viagens ao exterior?

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 StumbleUpon 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Existem várias formas de fazer compras em outros países. Cartões de crédito internacionais, traveller checks, moeda local, moeda estrangeira e até escambo. Mas até onde este humilde autor sabe, existem apenas duas maneiras (lícitas) de se obter moeda local em espécie. Efetuar saques em um ATM ou recorrer as casas de câmbio.

Mas por que portar dinheiro em espécie?

Porque existem muitos lugares onde o seu cartão não é aceito. Museus, zoológicos, táxis,  parques, transporte público e outros passeios são só alguns exemplos que exigem dinheiro vivo. Além disso, se o objetivo for o de fazer compras, em qualquer lugar do mundo, você tem um poder de barganha muito maior com umas notinhas na mão.

Outro ponto que acontece com muita frequência, e  a maioria das pessoas esquece, é que a operadora de cartão de crédito pode bloquear seu limite para compras ou saque a bel-prazer sem prévio aviso, além do constrangimento imagine a dor de cabeça para arrumar um outro meio de pagamento até regularizar toda a situação. Isso pode até gerar uma indenização mas livrar sua barra naquele momento só mesmo umas verdinhas.

É seguro portar dinheiro vivo?

A intenção não é você carregar o valor suficiente para dar entrada em um apartamento e nem dispensar o seu cartão de crédito. Apenas carregue o suficiente para os gastos corriqueiros citados acima. Um pouco na carteira, utilize um porta-dólar. Se a quantia for muito grande é bem provável que você não se hospedará em um hostel. Logo, faça uso do cofre no seu quarto de hotel.

Como adquirir moeda local?

Agora que você está convencido a levar uns trocados vamos as formas que você tem para trocar os seus Reais pela moeda do país que pretende visitar. Como eu disse, são duas formas:

Sacando em um caixa eletrônico (ATM)

cirrus plus Por que levar dinheiro vivo nas viagens ao exterior?Se o cartão do seu banco for um  Mastercard e possuir a símbolo Cirrus ou um Visa com o logo Plus é perfeitamente possível utiliza-lo em terminais do mundo todo para efetuar 3 modalidades de saque:

  • Withdraw (saque) – O valor é debitado da sua conta corrente no dia seguinte, a taxa de câmbio aplicada é a da operadora do cartão (melhor do que da maioria das casas de câmbio) no dia do saque.
  • Savings (poupança) – O valor é debitado da sua conta poupança também no dia seguinte, a taxa de câmbio aplicada é a da operadora do cartão no dia do saque.
  • Credit (cartão de crédito) – Esta opção também estará disponível para quem possui outras bandeiras(Amex, Diners ou outros). O valor é abatido do limite do cartão. A taxa de câmbio para calcular o limite de compras disponível será a do dia do saque mas o pagamento será feito com o câmbio do vencimento da fatura.

Todas essas modalidades cobram taxas, fixas ou percentuais. Entre em contato com a operadora do seu cartão para mais informações.

Importante saber que para toda forma de saque é necessário ter limite disponível do cartão. Isso porque até mesmo para as modalidades Withdraw e Savings o processo consiste em utilizar o saldo do cartão de crédito no dia da retirada e no dia seguinte ocorre um débito direto na sua conta que quita o valor utilizado do cartão.

Trocando seus Reais em uma casa de câmbio

Pode ser uma alternativa para não pagar tantas tarifas ou para utilizar aquele punhado de de dólares que sobrou da última viagem. Só tente saber com antecedência quais os lugares com as melhores taxas. Geralmente os bancos nacionais cobram taxas próximas das oficiais. Optar por fazer a troca em seu país de origem geralmente é o pior negócio.

Resumindo

Minha dica é que você sempre tenha alguns trocados na carteira junto com pelo menos 2 cartões de crédito. Tenha anotado o telefone das operadoras longe dos cartões (todas elas disponibilizam um número que aceita ligações a cobrar do exterior) assim você estará bem precavido para aproveitar melhor suas viagens sem passar por grandes aborrecimentos e aproveitando o máximo possível.

10 comentários

  1. As dicas são ótimas.
    Realmente, nada como utilizar dinheiro vivo nas viagens. Sem contar que não é cobrado nenhum tipo de taxa, como nos cartões de crédito.

  2. Faltou explicar o limite de dinheiro sem ser barrado no aeroporto…pelo menos para alguns paises…

    Ralph Reply:

    Oks, o limite costuma ser “alto” para uma viagem de férias por isso não citei.. Mas vale o lembrete!

  3. Em Nova Iorque da pra comprar praticamente tudo com cartão, até o ticket do metrô. Claro que sempre é bom carregar dinheiro vivo, mas a quantidade pode ser bem baixa.

  4. As dicas foram ótimas! Na segunda(14/5/12) vou ao banco para verificar meu cartão, vou optar pelo débito em conta corrente, vou também levar sim uns pesos (notas grandes e notas pequenas(taxis) e também moedas para ônibus e outras coisitas. Vou pela primeira vez a Buenos Aires e se gostar volto no próximo ano, para passar uns dois meses com toda a família

    Ralph Reply:

    Muito Bom Marília!
    Depois volte aqui contar caso você tenha alguma dica!

  5. Olá! Estou indo pra Buenos Aires em Setembro e, com medo de levar muito dinheiro vivo, acabei fazendo o tal cartao Confidence. Alguem ja ouviu falar?
    ele eh aceito nas lojas? To com medo pq ja coloquei 3 mil pesos.. hahaha ja pensou se ngm aceita, pq nao eh cartao “de banco”?

    Ralph Reply:

    Oi, Julia.

    Não conheço o cartão, mas ele deve ser aqueles do tipo “pré pagos”, certo?
    O importante é a bandeira. Espero ter feito um visa ou master… Desculpe realmente não posso ajudar :(

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 StumbleUpon 0 Pin It Share 0 0 Flares ×