Capa > Viagens > América do Sul > Chile > Passeio em Santiago – Conheça o Museu da Ditadura
Passeio em Santiago – Conheça o Museu da Ditadura

Passeio em Santiago – Conheça o Museu da Ditadura

1 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 StumbleUpon 0 Pin It Share 1 1 Flares ×
O ser humano já deu provas mais do que suficientes de sua capacidade de crueldade, egoismo, intolerância e até ignorância. Nomes como Hitler, Bush, Bin Laden e tantos outros mundo a fora só reforçam a ideia de como milhares de vidas são descartáveis para alguns de nossos semelhantes.

Por mais manchas que nomes desse calibre possam ter deixados na história é importante que não nos esqueçamos dos acontecimentos que levaram a vida de inocentes, deixaram órfãos, violentaram mulheres e afundaram culturas e ideologias em anos de trevas espalhados por vários lugares do mundo.

Moderno e interativo

Com o intuito de lembrar a sociedade das atrocidades de que somos capazes é que foi criado o Museo de la Memória. Um espaço para os que querem conhecer as entrelinhas da história e sentir, mesmo que de maneira incomparável, um pouco do sofrimento de quem viveu épocas menos serenas. Na minha opinião, um passeio em Santiago obrigatório.

O museu foi propositadamente construído fora do circuito turístico, buscando expandir as opções culturais pela cidade. Contudo, é muito fácil chegar pois existe uma conexão direta com a estação Quinta Normal da Linha 5. A entrada é gratuita, o que torna este passeio em Santiago ainda mais atraente. Infelizmente, não é permitido tirar fotos do acervo.

Fachada

Para aqueles os que não possuem estômago forte e até mesmo um pouco de sangue frio, visitar um local com tantas recordações de um tempo de barbárie pode ser um choque. Acreditem, sou uma pessoa que não se abala com qualquer coisa, mas impossível se mostrar indiferente de fronte a fotos, pertences e principalmente as cartas e relatos de quem viveu na pele essa história tão recente.

Logo na entrada somos apresentados ao mundo da ditadura, painéis informativos contam a história dos lugares que viveram ou por mais absurdo que possa parecer, ainda vivem sobre esse tipo regime. Dai pra frente encontramos a mostra permanente que com inúmeros recursos áudio/visuais nos envolvem para nos fazer sentir te de todo o contexto.

As ditaduras pelo mundo

Um telão rodeado por linhas cronológicas detalha os acontecimentos que culminaram naquele 11 de setembro de 1973, que resultou na destruição do Palácio de La Moneda, morte do então presidente Salvador Allende e inicio do regime militar. Enquanto isso, monitores menores e individuais podem ser usado como referência aos detalhes da época, como o dia em que foram queimados centenas de discos e livros de “esquerda” e a utilização de estádios de futebol como campos de concentração.

Apesar de muito moderno e tecnológico, o contato com aquela realidade não se restringe ao plano virtual, alas inteiras dedicadas aos pertences dos prisioneiros como sandálias, broches, artigos religiosos e até mesmo as cartas manchadas de sangue enviadas as suas famílias com relatos de suas torturas e privações.

Objetos das vítimas do regime

Em outro canto, desenhos feitos pelos órfãos da ditadura mostram por meio dos traços dos inocentes como seus pais eram arrancados de suas caças na calada da noite pela polícia “que deveria nos proteger”. Não se limitando aos objetos pessoais, instrumentos de tortura originais também fazem parte da exposição assim como outros elementos que impedem qualquer um de se emocionar e ficar indiferente.

É um passeio em Santiago diferente, que nos leva a uma reflexão intensa. Saímos do Museu da Ditadura em silêncio até o hotel. Um lugar forte e marcante, mas que como mencionado no inicio deste post. Foi criado para que nunca nos esqueçamos.

Informações
Museo de la Memoria y de los Derechos Humanos
Matucana 501, Metro Quinta Normal, Santiago – Chile
Fone: (562) 597 96 00
www.museodelamemoria.cl
* Fotos retiradas do site oficial do Museu

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

1 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 StumbleUpon 0 Pin It Share 1 1 Flares ×