Capa > Viagens > América do Sul > Chile > Onde comer em Santiago – Conheça o Fuente Alemana
Onde comer em Santiago – Conheça o Fuente Alemana

Onde comer em Santiago – Conheça o Fuente Alemana

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 StumbleUpon 0 Pin It Share 0 0 Flares ×
Posso começar falando que este é o melhor sanduíche do mundo! Tudo bem, não tive a oportunidade de experimentar todos os lanches disponíveis mundo a fora. Mas tenho certeza de que as iguarias preparadas nessa lanchonete simples, de fachada modesta e com boa localização, com toda certeza entrariam em qualquer ranking gastronômico que se preze.

Santiago é uma cidade de muitos encantos, a minha favorita na América Latina. Construída para pessoas (e não para os carros), limpa, organizada e com um custo de vida aceitável são só algumas das qualidades deste lugar. Com estes poucos requisitos, é fácil entender o porque da capital chilena ter sido tão apaixonante para esse casal paulistano.

As portas do paraíso

As portas do paraíso

Indo mais além, não posso negar que o chilenos fazem uma boa comida. Carnes, frutos do mar, bebidas, sobremesas, (se você acha que o sorvete de doce de leite da Argentina é o melhor que existe… bom isso é um outro post). Encontrar um bom lugar onde comer em Santiago não é tarefa difícil. De forma geral, toda experiência gastronômica que tive no Chile foi muito boa, incluindo até preciosidades como o refresco a base de trigo que provei no tour gratuito por Santiago.

A verdade é que não posso falar sobre onde comer em Santiago sem citar o La Fuente Alemana. Ícone de cidade que há anos serve o melhor lanche da cidade.

O lugar está sempre cheio

O lugar está sempre cheio

O La Fuente Alemana se diferencia de qualquer outra lanchonete. Logo na entrada, ignore a fila que estará no caixa. Em um balcão que cerca a cozinha, várias simpáticas senhoras estarão prontas para tomar seu pedido. Não há cardápio impresso, se tiver dúvidas o menu está exposto na parede. A receita é simples, escolha o tipo da carne (frango, boi ou porco) e os acompanhamentos (maionese, alface, tomate, queijo e claro: palta, um molho a base de abacate que os chilenos colocam em qualquer coisa, mesmo).

Parece estranho mas esse creme de abacate faz a diferença!

Parece estranho mas esse creme de abacate faz a diferença!

Não se preocupe de fazer o seu pedido sem ter um lugar para sentar. O lugar é sempre  cheio mas ninguém vai lá para outra coisa a não ser  para descobrir onde comer a melhor refeição. A rotatividade é alta e logo você arranja o seu cantinho.

Onde a mágica acontece

Onde a mágica acontece

Pedido feito, a mágica começa e em poucos minutos está diante de você um suculento e saboroso sanduíche. Para que você possa ter uma ideia, além das fotos, descrevo aqui como é feito o carro chefe da casa, conhecido como El Lomito. Essa obra prima criada pelos donos do restaurante leva um lombo de porco marinado e lentamente assado por 6 horas com ervas aromáticas e temperos que ninguém te conta. A carne é cortada a mão em fatias finas como uma folha de papel que são mantidas em um caldo quente (também feito de forma secreta) e ficam ali esperando seu pedido.

Para se lambuzar

Para se lambuzar

Em outra versão...

Em outra versão…

Nem tente comer com as mãos, pegue os talheres ou irá falhar miseravelmente. Aproveite cada mordida e depois volte aqui para agradecer. Afinal, se você achou que apenas comendo um carangueijo gigante tinha provado o melhor de Santiago, sinto dizer que você praticamente foi pra Paris e não viu a torre :)

Santiago sem Fuente Alemana é a mesma coisa que Paris sem torre

Santiago sem Fuente Alemana é a mesma coisa que Paris sem torre

Como chegar ao La Fuente Alemana

Endereço 1: Avenida Libertador Bernardo O Higgins, 58, Santiago, Chile
Endereço 2: Alameda 58, Santiago Centro, Santiago

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 StumbleUpon 0 Pin It Share 0 0 Flares ×