Capa > Viagens > América do Sul > Brasil > Serra Gaúcha > O que fazer em Gramado – Que tal conhecer o Tibet?
O que fazer em Gramado – Que tal conhecer o Tibet?

O que fazer em Gramado – Que tal conhecer o Tibet?

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 StumbleUpon 0 Pin It Share 0 0 Flares ×
Nada melhor do que inaugurar a série “Serras Gaúchas” mostrando uma parada imperdível e que muitas pessoas que buscam o que fazer em Gramado acabam desprezando: o Templo Budista Tibetano Khadro Ling. Desde que visitamos o Zulai em Cotia/Sp ficamos encantados com a beleza da arquitetura típica e a sensação de bem estar ao contemplar esses locais destinados à prática do Budismo. Esse passeio vai além da religião, independe de suas crenças ou convicções. A entrada é franca, aberta para todas as pessoas a única exigência em troca é respeitar os ritos do templo, como tirar os sapatos  e não fotografar em determinadas áreas.

O Templo situa-se na pequena cidade de Três Coroas a 25 km de Gramado e 90 km da capital Porto Alegre. De Gramado até lá a estrada é muito bonita, rende algumas fotos e bem conservada, provavelmente por ter uma pedágio no caminho, dessa invenção ocidental , não há como escapar

5037853542 92bb0433fe z O que fazer em Gramado   Que tal conhecer o Tibet?

Chegando na cidade existem placas indicando a direção. Fica na zona rural e é necessário pegar 7 km de estrada de terra tranquila, mas em um determinado ponto a estradinha acaba e com ela a sinalização que indica o trajeto, caindo em uma rodovia. Siga à esquerda e chegará ao seu destino sem sustos. Dica de ouro: nas bifurcações entre sempre à esquerda! Na entrada existe um estacionamento, destinado aos ônibus de excursão que não conseguem acesso na parte superior do Templo. Se for de carro prefira o estacionamento central.

5037233025 55126f4e36 z O que fazer em Gramado   Que tal conhecer o Tibet?

As 8 Estupas

Dentro os lugares que levantei quando busquei o que fazer em Gramado, este é um dos mais ricos em detalhes. Para todo canto que se olha, avistam-se construções e imagens belíssimas. As 8 Estupas, monumentos sagrados que representam fases da vida do Buda. Diz-se que deve-se percorrer em sentido horário toda sua extensão, a cada Estupa percorrida sua mente se ilumina e recebe-se bençãos. Fizemos conforme a orientação afinal energia positiva não se rejeita!

5037240101 d4df1ae032 o O que fazer em Gramado   Que tal conhecer o Tibet?

Rinpoche, Buda e Estupas

Logo adiante as estátuas do Buda Akshobia que representa consciência e sabedoria. Sua existência é para nos inspirar a seguir seus passos de superar a raiva e a maldade. Ali perto está o Guru Rinpoche responsável por levar os ensinamentos do budismo da Índia para o Tibet e expandir a linhagem Vajraiana pelo mundo.

5037233297 88798c721d z O que fazer em Gramado   Que tal conhecer o Tibet?

Buda Akshobia

Visitamos a Casa das Rodas de Oração, que contém imensos rolos com mantras inscritos que ao serem girados (mecanicamente) emanam bençãos para os que estiverem em suas proximidades. Em proporções menores, na entrada do templo, existem outras rodas as quais os visitantes podem utilizar para liberar mais mantras . O mesmo intuito tem as bandeirolas amarelas, suas mensagens são levadas pelo vento para energizar a vizinhança.

5037856428 6c7802e4ba o O que fazer em Gramado   Que tal conhecer o Tibet?

Ao girar as rodas emanamos bençãos para os que estão ao redor

Quase na hora de ir embora avistamos um novo templo recém construído de imensa beleza. Chamado de Terra Pura de Padmasambava, uma réplica do reino celestial de Zangdog Palri(“Gloriosa Montanha Cor de Cobre”). Essa parte não fica disponível todos os dias para os visitantes, portanto se informe antes de ir e quais os horários, porque é um desperdício sair de lá sem conhecê-lo.

5037860036 133edbd30d o O que fazer em Gramado   Que tal conhecer o Tibet?

O novo Templo

5037863406 45acdb5ec3 o O que fazer em Gramado   Que tal conhecer o Tibet?

Templo Terra Pura Padmasambava

É um lugar peculiar com paisagem incomum e as fotos dizem por si só e que deve fazer parte da sua lista sobre o que fazer em Gramado.

Como Chegar

Para quem vem de Porto Alegre de ônibus, a melhor opção é o ônibus normal (não-direto) para São Francisco de Paula. Pede-se ao motorista para descer na parada 177. Então caminha-se pela estradinha sinalizada uns 3km.  Se estiver de carro, ao chegar na rotatória da cidade de Três Coroas será é possível avistar as placas que indicam o caminho à direita.

Templo Khadro Ling Estrada Linha Águas Brancas, 1211 Cx. Postal 121 CEP 95660-000 – Três Coroas – RS – Brasil Tel: (51)3546-8201 Ter a Sex das 9h às 11:30h e 13:30 às 17h, Sáb e Dom das 9h às 16:30h Terra Pura de Padmasambava Sáb e Dom das 9h às 16:30h Entrada: gratuita

 

3 comentários

  1. Olá!

    Estive lá em 2008 (quando vários lamas vieram ao Brasil). Foi muito legal. Depois dessa experiência decidi conhecer o Dalai Lama na Índia (uma aventura). Mas além de ser um lugar bonito, dá para conhecermos pessoas especiais e que nos ensinam muito.

    Boa dica!

    Abraço

    Mariza ;-)

    Ralph Reply:

    Olá Mariza,
    Realmente visitar um templo é uma experiência íncrivel. No Zu Lai conhecemos pessoas com grande sabedoria. No Khadro Ling, não tivemos essa sorte, porque a quantidade de visitantes era superior a dos guias, com isso obter informações sobre o local ficou por conta das placas.
    Conhecer o Dalai Lama com certeza deve ser uma experiência única. Você nunca pensou em relatar essa aventura?
    Obrigada por visitar nosso blog e se interessa por esse assunto aguarde porque estamos planejando um post com uma coletânea sobre Templos no Brasil.

  2. Olá,
    Adorei o post e o local! Entrou na minha lista. Também adoro os templos budistas. Eles passam uma paz imensa.
    Se conseguirem, passem uma tarde ou manhã no Templo Kinkakuji em Itapecerica da Serra. É maravilhoso! Dê uma olhada nesse link! Vcs irão adorar! http://www.sampaonline.com.br/reportagens/kinkakuji.html

    beijo
    PS: fui há muito tempo atrás e, infelizmente, não tenho foto!

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 StumbleUpon 0 Pin It Share 0 0 Flares ×