Capa > Viagens > América do Sul > Brasil > Serra Gaúcha > Passeio em Gramado – Conheça o cânion Fortaleza
Passeio em Gramado – Conheça o cânion Fortaleza

Passeio em Gramado – Conheça o cânion Fortaleza

2 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 1 StumbleUpon 0 Pin It Share 1 2 Flares ×

Ao programar uma viagem para o sul do país, nos remetemos geralmente a algum passeio em Gramado romântico, “sequência”  de fondue, rota do vinho, chocolate, museus temáticos e algumas cidades próximas como Canela. Todos são altamente recomendáveis, mas existem opções imperdíveis que vão além dos roteiros básicos.


A menos de 150 km de Gramado fica a cidade de Cambará do Sul, que faz parte do Parque Nacional da Serra Geral, uma região que abriga aproximadamente 60 cânions. Cambará abriga o Itaimbezinho e o Fortaleza.Visitá-los em um mesmo dia é cansativo, mas não impossível. Optamos pelo Fortaleza, por ter entrada gratuita e indicações de que fosse o mais bonito.

Viajar pela região é um excelente passeio em Gramado, apesar das estradas não serem tão conservadas, as paisagens típicas dos pampas é surpreendente. De Gramado partimos para Canela e seguimos em direção a São Francisco de Paula. Na rotatória que que dá acesso a cidade há placas que indicam a direção de Cambará. Como a maioria das das cidades  das Serras Gaúchas, Cambará do Sul tem um pórtico para recepcionar os visitantes. Só que com uma peculiaridade: diz a lenda que  a estrada era mal assombrada e para abençoar o caminho foi construído um carro de pedra para São Cristóvão (padroeiro dos motoristas).

5111853047 6655c430db z Passeio em Gramado   Conheça o cânion Fortaleza

O Pórtico e a Lenda da Estrada Mal Assombrada

5110763845 d3a8eab5a2 z Passeio em Gramado   Conheça o cânion Fortaleza

O Carro de Pedra e o Altar para São Cristóvão abençoam os motoristas

Chegando na cidade, procure o centro de informações turísticas e pegue um mapa da região, não há necessidade de guias mas prepare-se para enfrentar 22 km de estradinha de terra pedregosa, para o cânion Fortaleza ou 18 km para o Itaimbezinho, ambas exigirão destreza ao dirigir para evitar de estragar o carro, mas não desanime porque no final tem a recompensa.

O parque é controlado pelo Instituto Chico Mendes e pelo IBAMA. Quase na chegada ao estacionamento do cânion Fortaleza, é necessário passar por um bloqueio, onde um simpático guarda florestal anota os dados de sua placa como uma forma de controlar o fluxo de turistas na região. Após parar o carro existem 2 trilhas. A mais leve, a Trilha da Borda são cerca de 20 minutos de caminhada leve e pode ser feita por qualquer pessoa, proporciona uma bela vista.

5068864421 1a4ba353ce z Passeio em Gramado   Conheça o cânion Fortaleza

Depois de 23km de chão de terra: a recompensa

5068867611 fc6d1dec21 z Passeio em Gramado   Conheça o cânion Fortaleza

Um descanso antes de enfrentar 3km para chegar no ponto mais alto

Já a trilha do Mirante possui 3 km  ( ida e volta) e dá acesso ao ponto mais alto com 900m e 1.17o metros de altitude. De lá pode-se apreciar uma vista de quase 360graus. Sente-se em uma pedra e aprecie a tímida Cachoeira Fortaleza, o caminho do Rio da Pedra que corre na parte de baixo e o silêncio que só é cortado pelo uivo dos ventos.

5068871719 d611cea1cb z Passeio em Gramado   Conheça o cânion Fortaleza

Lá em baixo a vista de onde começamos a caminhar, ainda tem chão para o Mirante

5068872629 9e0e6e7fed z Passeio em Gramado   Conheça o cânion Fortaleza

Vista do cânion e a vegetação

5068872825 4cfb33d33f z Passeio em Gramado   Conheça o cânion Fortaleza

No topo, sentar em uma pedra e contemplar a vista 360graus

Você perde a noção do tempo, é capaz de admirar a vista panorâmica por horas, em silêncio custando a acreditar no que vê. Isso não é exagero, lá em cima ficamos cerca de 1 hora e no Parque cerca de 5 horas.   Seja qual for sua escolha uma coisa é certa, irá se deparar com uma paisagem surpreendente!

5069478592 94261e05ef z Passeio em Gramado   Conheça o cânion Fortaleza

Merecido descanso antes de voltar

5069479246 48fcfc084d z Passeio em Gramado   Conheça o cânion Fortaleza

Vista do ponto mais alto do cânion Fortaleza

No caminho de volta vimos uma placa indicando a trilha para a Pedra do Segredo, uma formação rochosa na beira de um penhasco. Como estávamos famintos e sem pique para enfrentar 2 horas de caminhada. Ficou para próxima (se arrependimento matasse…), se puder faça esse percurso. É só seguir as indicações.

5111363520 e461c3947e z Passeio em Gramado   Conheça o cânion Fortaleza

Comida Campeira no restaurante rústico alimentam a alma

5110747183 985d70a43c z Passeio em Gramado   Conheça o cânion Fortaleza

Comida gostosa e churrasco na pedra à vontade

Aproveite para se despedir da cidade provando a culinária Campeira, feita em fogão à lenha, fomos no Galpão Costaneira, uma casa rústica,  com decoração típica da região que serve uma comida caseira muito gostosa. Aceita cartão de crédito e o preço do self-service é em em torno de R$20,00 por pessoa a vontade. Vale a pena para fechar com chave de ouro esse passeio em Gramado.

Dicas importantes

  • O clima nos cânions é imprevisível e a região sujeita a neblina e cerração que dificultam a visibilidade e estragam o passeio. A verdade sobre a melhor época para visitar é que não existe melhor época. Você vai ter que contar com um pouco de sorte.
  • Não há restaurantes, lanchonetes ou qualquer lugar parecido que venda comida após o centro de Cambará, leve uma mochila com água e algo leve para comer enquanto estiver no parque;
  • Guarde seu lixo;
  • É proibido acampar, acender fogueira e levar animais de estimação.
  • Horário de visitação se encerra às 17:00h e no horário de verão às 18:00h
  • Consulte informações sobre as condições atuais da estrada entrando em contato com a sede dos parques nacionais.
  • Nas lojinhas da cidade cachecol e luvas de lã são bem mais em conta do que em Gramado ou Canela.

 

Mais informações

Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio
Telefones: (54) 3251.1277 /3504-5289/ 3251.1262
Email: parnaaparadosdaserra@icmbio.gov.br
Central de Informaçãos Turística de Cambará do Sul/RS – (54) 32511320
Restaurante Galpão Costaneira, R. Dona Úrsula – Centro, (54) 3251-1005, das 11h30 às 15h e das 19h30 às 22h. Buffet de comida campeira.

 

 

20 comentários

  1. Interessante!!! Vc podia ter postado a foto q vc tirou qdo deitou na beira da montanha!! hhehe fiquei curiosa e com preguiça de procurar no flickr e correr o risco de não achar. Esse churrasco na pedra me deu fome!!

    Ralph Reply:

    Ah Nataly, obrigado!

    Está ali sim a foto é a terceira de baixo pra cima. Esse restaurante é ótimo… e bateu saudade aqui também rssr

  2. Alex Bertuol

    Já visitei o local 5 vezes e pretendo ir mais vezes. Para mim é a paisagem natural mais bonita do Rio Grande do Sul. Vale a pena mesmo.

    Drusnake Reply:

    Alex,

    Conheço pouco o Rio Grande do Sul, mas sei que é um belo estado com paisagens de tirar o fôlego. O canyon Fortaleza superou todas as minhas expectativas e por enquanto foi a vista mais impressionante que meus olhos puderam contemplar!
    Obrigada pela participação, continue a seguir nosso blog.

  3. Que lugar lindo, da vontade de mudar de Brasília pra viver ai.
    Paradisíaco!!! Parabéns pelo post

    Drusnake Reply:

    Samara,

    Pensei que só eu quem tive essa vontade de me mudar. Visitamos esse canion no segundo dia de nossa viagem e posso te afirmar que ainda tem muita beleza natural de tirar o fôlego, que vamos postar sobre nossa viagem para as Serras Gaúchas. Mas aí na sua região dever ter coisas bem interessantes para se conhecer, então porque não contribui com o blog e lista aqui alguma delas e quem sabe incluímos em nossos planos uma passada por aí?
    Beijos!

  4. william haddad

    vai agora pergunta se os brasileiros se orgulham disso ou mesmo sabiam disso eu mesmo fiquei sabendo agora, SIM eu tenho orgulho do meu País

    Drusnake Reply:

    Willian,

    Excelente comentário!
    Nosso país tem lugares incríveis e geralmente damos mais importância ao “glamour” de fazer uma viagem ao exterior. E o intuito desse post foi justamente dividir essa experiência e mostrar a todos o quão bonito e interessante o Brasil pode ser e que está acessível para todos. Sabia que nosso blog é acessado por pessoas do mundo todo? Eles se interessam e ficam encantados com tudo o que podemos oferecer!
    Beijos e continue por aqui dando sua contribuição!

  5. Coloquei na lista de viagens.
    Muito bom saber de lugares assim por perto. Pena que não dá para ir andando. ^^1

    Drusnake Reply:

    Ótima idéia incluir na sua lista de viagens!
    …Por perto? Então deve morar no RS, quando for para Cambará do Sul, aproveite também para conhecer o Templo Budista Tibetano na cidade de Três Coroas que fica pertinho de Gramado, já falamos dessa nossa visita aqui no WeRockTour.
    Boa viagem e não deixe de compartilhar as fotos com a gente!

  6. Eduardo Tiba

    Visitem a Pousada das Corucacas na Fazenda Baio Ruano em Cambará do Sul, a poucos metros da estrada que vai para o Cânion Fortaleza.
    Garanto que não irão se arrepender!!
    Falem com Sr Roberto.

    Abraço e boa viagem.

    Eduardo Rijo Tiba

  7. Ola..
    Por acaso achei o seu blog,estava procurando locais para conhecer em Gramado,e concerteza o Canyon vai estar em minha lista,amo viajar,conto os dias para que as ferias cheguem e eu possa conhecer lugares diferentes…
    Ah se voce puder me dar alguma dica de onde hospedar,agradeco…Um abraco.

  8. Adorei! Lugar lindo! Boa pedida para sair do convencional em Gramado!

  9. Parabéns pelas indicações! Estou programando uma viagem para Serras Gaúchas e achei bem bacana! Me dê um help: quanto tempo de Gramado até Cambará? e a estrada de terra do acesso ao parque dá para encarar com um carro alugado?

    Ralph Reply:

    Creio que 1 hora.

    A estrada é tranquila e a parte de terra é bem curta… Fomos com carro alugado também e foi ótimo!

  10. Juliana Gomes

    Muito linda essa viaje!!! Agora graças a vc já tenho meu roteiro.

    Andrea Reply:

    Juliana,

    Fico feliz em saber que contribui para você decidir por Gramado/Canela, que é um lugar encantador.

    Boa viagem!

  11. Olá,
    Parabéns pelo relato, adorei!
    Pretendo ir ao Canion de Fortaleza com marido e filho de 10 anos. Quanto tempo de passeio e caminhada? Será que dá para fazer esse cânio e voltar no mesmo dia para Gramado?
    Obrigada,
    Tatiana

    Andrea Reply:

    Olá Tatiane,

    Que maravilha saber que você pretende ir para esse paraíso!
    Tem dois pontos da caminhada que você pode escolher. A primeira mais curta em torno de 25 a 30 minutos com fácil acesso para iniciantes com uma bela vista do canion.
    Mas se preferir estender a jornada e ir até o topo para garantir uma vista de 360 graus (foto onde o Ralph se arrisca a tirar um foto pendurado no penhasco..) vai gastar mais uns 20 minutos totalizando 40!

    Eu indico ir até o fim! Não é nada fora do comum e garanto que não vai se arrepender.
    Fizemos esse passeio em um bate e volta de Gramado. Acordamos bem cedo, a estrada é ótima e muito bonita. Retornamos para Gramado no fim de tarde sem problemas!

    Bjos e boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

2 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 1 StumbleUpon 0 Pin It Share 1 2 Flares ×