Capa > Viagens > América do Sul > Brasil > Holambra > Holambra, Nederland é aqui.
Holambra, Nederland é aqui.

Holambra, Nederland é aqui.

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 StumbleUpon 0 Pin It Share 0 0 Flares ×
Nossa passagem por Holambra não foi planejada. Ano de Copa do Mundo dia 02/07  o país inteiro parou para assistir o Brasil ser eliminado pela Holanda nas quartas de final. Como toda mulher, não sou aficcionada por futebol, mas quando se trata da seleção o patriotismo renasce das cinzas. Infelizmente, o Dunga nos tirou a alegria de participar de uma típica final, rodeados de amigos, churrasco, cerveja, vuvuzelas e o verde amarelo em cada canto.

Sem opção  mas dispostos a participar de fato de uma final de Copa do Mundo, que desta vez seria entre Espanha e Holanda (a carrasca)! Barzinho? Casa de amigos? Churrasco? NOT! Fomos direto na “casa de veraneio” do inimigo, a fim de impedir que a taça caísse nas mãos dos laranjas.

4895116364 632f4e6a0e Holambra, Nederland é aqui.

Hup Holand hup!

Destino: Holambra, cidade das flores e maior colônia HOLANDESA no Brasil. Poderia ter idéia melhor? Pegar a estrada em pleno domingão em um típico bate e volta, festejar (ou nem tanto) em um lugar desconhecido e ainda ter a satisfação de gritar Vai Espanha vai!

A história da cidade está diretamente ligada ao final da Segunda Guerra Mundial, época em que levas de imigrantes europeus buscavam novas oportunidades para recomeçar a vida em outros países. O Brasil foi a escolha de muitos lavradores holandeses através da KNBTB (Katholieke Nederlandse Boer en Tuiemers Bond) Organização dos Lavradores e Horticultores Católicos da Holanda.

4895766734 047bfecb50 Holambra, Nederland é aqui.

Olha o portal aí gente

O caminho é bem tranquilo, 147 Km pela Rodovia dos Bandeirantes. Na chegada já dá para avistar o clássico portal e esse traz algo curioso. Os porteiros saudam os visitantes vestidos à carater, com os famosos tamancos holandeses os klonpen.

4895114274 98f633e7be Holambra, Nederland é aqui.

Os famosos tamancos holandeses “klonpen”

Holambra é reconhecida nacionalmente por ser a Cidade das Flores e é lá que acontece todos os anos em Setembro a Expoflora, maior festa de flores da América Latina. Talvez um dia eu vá conhecer essa exposição e ver com meus próprios olhos se realmente é toda essa grandiosidade. Mas de fato, as flores estão incorporadas em todos os cantos. Jardins floridos e extremamente bem cuidados na maioria das casas, canteiros com todas as espécies e cores e até placas de sinalização. As lojas especializadas também são uma atração à parte com várias tranqueirinhas típicas.

4895772730 5203b6886c Holambra, Nederland é aqui.

Produtos importados com cara de 25 de Março

Mas voltemos ao jogo. Por ser uma final, eu esperava uma cidade em efervescência, mas ao cruzar o portal vimos ruas completamente desertas e estabelecimentos fechados. Onde estariam os bares, as Heinekens e os “laranjas”? Com muito esforço e algumas voltas pela cidade, caímos (e aparentemente todo mundo)  na Rua Dória de Vasconcelos que possui algumas opções de restaurantes e confeitarias.Sem poder escolher e com o Galvão soltando o “Bem amigos…” só nos cabia estacionar e entrar no primeiro lugar que tivesse um cantinho próximo de uma televisão!

4894518511 563071b071 Holambra, Nederland é aqui.

Sigam as tulipas

Escolhemos a Confeitaria Martin Holandesa, estrategicamente por causa dos doces e por ser a única com uma acanhada mesa disponível. Seu cardápio deixa qualquer um alucinado. Fundada por um padeiro holandês e de acordo com as normas do Echt Bakker da Holanda, o papado dos confeiteiros, possui como especialidade as Pannekoek, um tipo de panqueca aberta no prato com recheio incorporado na massa e queijo Gouda gratinado por cima. São tantas opções de recheio que nos deixam tontos. Pedi uma que levava bacon, batata e o queijo Gouda e o Ralph apostou na versão 4 queijos. Quando chegou, vimos que era bem servida. Portanto, dá para dividir com outra pessoa tranquilamente. Na mesa, 3 variedades de mostarda (forte, adocicada e escura).

4894524165 73ec1d596e Holambra, Nederland é aqui.

Pannekoek impossível comer um só!

Mesmo saciados não resistimos em provar um doce. Afinal, era um confeitaria típica holandesa onde glicose, gordura saturada, massa folhada e chantily são assíduos. Para não errar pedi uma torta holandesa, esperando comer “a torta”, mas não vi nada demais comparada as que devorei mundo afora! Ralph fugiu dos tradicionais doce da casa e mandou um Petit Gateau. Convencional? Acreditem foi o melhor que já comemos! Repleto de uma generosa calda cremosa de chocolate e o “bolinho” derretia na boca tudo rodeado por muito chantily! Pelo visto os holandeses mandam bem na iguaria francesa! Indico sem sombra de dúvidas.

4894527935 eea9ae65da Holambra, Nederland é aqui.

O melhor Petit Gateau do mundo

Pelada rolando, a confeitaria e a rua tingidas de laranja, torcedores passavam gritando” hup Holland hup”. Nós éramos os invasores, torcedores da Fúria por conveniência, a minoria.Até os menos apaixonados por futebol palpitavam a favor do “time da casa”. A cada lance perigoso dos holandeses, a torcida se empolgava,  já quando era favorável para “nós” não conseguíamos disfarçar o sorriso irônico de canto de boca. Não nego que o clima ficava tenso e eu com pavor de que a Espanha fizesse um gol e eu saísse das tamancas vibrando  em alto e bom som. Depois de nos fartarmos da comida do inimigo e tomarmos sua cerveja,  achamos prudente zarpar de volta para casa, antes mesmo do jogo (que convenhamos, estava bem chato) terminar.

4895127486 1183f31e33 Holambra, Nederland é aqui.

Uma foto no moinho antes de zarpar

Final de jogo: Espanha 1 x 0 Holanda he he! Que venha 2.014!

Veja todas as fotos do álbum Holambra

Todos os dias 24h.
Estacionamento: R$15,00

 

Um comentário

  1. Olá, show hein! Já ouvimos falar de Holambra, e ainda é perto de Itu. Vamos passar lá também. Obrigado também pela visita no nosso http://www.verdejava.com.br. Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 StumbleUpon 0 Pin It Share 0 0 Flares ×