Capa > Viagens > América do Sul > Brasil > Dia Zen em um Templo Budista
Dia Zen em um Templo Budista

Dia Zen em um Templo Budista

5 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 StumbleUpon 0 Pin It Share 5 5 Flares ×

Até mesmo os mais agitados casais necessitam de uma pausa vez ou outra. Algumas horas de serenidade, minutos de reflexão um chazinho oriental e um almoço vegetariano(NOT!).

Riscando mais um item do nosso TXT fomos neste domingo ao Templo Zu Lai local desconhecido para grande parte das pessoas mas que só exige uma rápida olhada nas fotos para despertar o interesse de vivenciar esta experiência.

Nossa intenção não tinha conotação religiosa e sim de explorar lugares diferentes e conhecer um pouco da filosofia budista, portanto vale a pena para qualquer pessoa independentemente de sua fé.

4559672790 3cfd1bd63d Dia Zen em um Templo Budista

O Templo é o maior da América Latina, possui cursos de kung-fu, meditação, culinária veggie e outros. Sua arquitetura é inspirada em palácios da dinastia Tang (China, Séc VII). E você se pergunta, aonde encontrar um lugar que contraste tanto com a selva de pedra que habitamos? Logo ali, há 30 km de São Paulo  em Cotia encontra-se um ótimo programa para o final de semana.

Na entrada somos recepcionados por um Buda sorridente, rodeado por estátuas incrustadas no muro do templo. Passando os portões avistamos a primeira grande surpresa: um jardim repleto de esculturas em pedra sabão, uma mais interessante do que a outra. Impressionante a riqueza dos detalhes. Nós que somos leigos no assunto, ficamos maravilhados! Próximo dali uma fonte, onde os visitantes e frequentadores jogam moedas, não sabemos qual o significado deste ritual mas é claro que queríamos participar. O que não aconteceu, precavidos que não somos, não tínhamos um níquel sequer nos bolsos. Fica para a próxima!

4559672098 9d079ab331 Dia Zen em um Templo Budista

Após as escadas, um portal com arquitetura típica oriental conduz ao templo. Tudo cercado por muitos jardins, imensas estátuas trazidas da China, várias salas de meditação, estudo, biblioteca, museu e um salão (de entrada aparentemente proibida) com um altar muito rico destinado a memória dos antepassados. É nele que estão guardadas as cinzas dos ancestrais.

A escadaria que leva ao templo principal é uma atração a parte com vários desenhos da famosa flor de lótus em seus corrimões. Mas é no templo que passamos a maior parte da nossa visita. Após uma aula sobre o ritual de agradecimento com incensos ,que serve para purificar a alma adentramos ao salão para meditação. Nesse recinto é proibido tirar fotos mas conseguimos registrar o Buda feito de pedra Jade que pesa 4 toneladas pelo lado de fora.

O lugar é tão bonito e silencioso que até para os mais agitados a prática da meditação é uma tarefa simples.  Dez minutos imóveis e em silêncio foram suficientes para renovar a alma. Na saída recebemos um Dharma (ensinamento budista) e aproveitamos para tomar um chá de jasmim para trazer sorte.

4559053721 cd6198a5dd Dia Zen em um Templo Budista

Budismo Ritual de purificação e agradecimento

Uma visita ao museu e uma passada rápida no refeitório (só para olhar mesmo)  pois da terra, Ralph só come batata. Ainda desfrutamos de um lago repleto de carpas e tartarugas com uma ponte no melhor estilo oriental e um baita espaço enorme tomado pelas crianças.

Saímos de lá com a sensação de que devemos explorar mais a filosofia budista e quem sabe aplicar certas práticas ao nosso dia a dia . Mas isso fica para depois, já que a culinária veggie não é a nossa praia.

Brindamos a nossa certeza com cheddar e gordura-trans do McDonald’s mais próximo dali!

O que: Templo Zu Lai
Onde: Estrada Fernando Nobre, Cotia, SP
Quanto: Tudo Free, apenas o almoço veggie (eca!) aos domingos R$15,00
Quando: De terça feira à sexta feira, das 12h00 às 17h00. Sábados, domingos e feriados, das 09h30 às 17h00
http://www.templozulai.org.br/

Veja todas as fotos do álbum Templo Zu Lai
[flickrpress type=”photostream” api_key=”16bb0ef360d9f701dc25b581049fb9eb” tags=”Zulai, 250410″ account=”werocktour” count=”21″ paging=”true” lightbox=”false”]

8 comentários

  1. Gostei muito dos comentários sobre o templo, mas acho que Ralph devia rever seu conceito de só comer batatas (da terra), pois tudo misturadinho é bem saudável e gostoso também rsrsrs… Bjs

    Ralph Reply:

    Estou me esforçando. Desde a data do post já aprendi a comer mandioquinha e milho rs.
    Obrigado pela visita e em breve postaremos informações sobre outro templo!

  2. Bem, não precisa ir pra cotia, em são paulo na rua São joaquim tem o templo Busshinji, um templo de Budismo Zen da Escola Soto Shu, alem de ser muito bonito, é um local para a verdadeira pratica do zen budismo, todos interessados são bem vindos… Quem quiser mais informações é só acessar o site…
    http://www.sotozen.org.br/
    Só uma pequena correção, vou parecer chato, mas só pra ser criterioso, na realidade o Templo Zu Lai por ser chinês é de budismo Chang, embora tenha sido o Budismo Chang que nasceu o Zen, vertente japonesa desta escola de budismo

    Drusnake Reply:

    Luiz,
    Não tem nada de chato não, pelo contrário é muito pertinente sua colocação, afinal como dissemos no início do post, não somos profundos conhecedores e sim simpatizamos com o Budismo, aliás a visita ao Zu Lai foi o nosso primeiro contato e foi à partir disso que nasceu a curiosidade em pesquisar outros endereços.
    Recentemente conhecemos outros 3 templos nas proximidades de São Paulo que oportunamente colocarei aqui para dividir essa maravilhosa experiências com todos aqueles que pensam que esses lugares são de acesso restrito e o templo Busshinji consta na nossa lista.
    Obrigada pelo convite e sem dúvida iremos dentro em breve!

  3. RICARDO AUGUSTO

    NOSSA, EU JÁ FUI NESSE TEMPLO! É LINDO DEMAIS!

    OBS: FUI QUANDO TINHA UNS DEZ ANOS; AGORA ESTOU COM 18, OU SEJA… NEM ME LEMBRO DE TUDO!

    MUITO LEGAL ESSA MATÉRIA, HEIN! AMEI RELEMBRAR DA ÉPOCA QUE EU FUI LÁ. MUITO LINDO MESMO. RECOMENDO A TODOS PARA QUE VÃO! :D

    Drusnake Reply:

    Ricardo,

    Quem sabe você anima e faz uma nova visita ao Zu Lai? Saiba que “garimpamos” outros endereços de templos próximos de São Paulo e assim que terminarmos de visitar todos, faremos um post com um resumo de cada um.
    Continue a acompanhar o blog!
    Beijos

  4. ola acho que a moça da foto pecou em tirar fotos na porta ali só as mestras podem passar e eu notei o olhar dela , parece um tanto curiosa, e achando engraçado, pelo jeito vcs não são budistas. o mi to fu. pra voces

    Ralph Reply:

    Oi Sandra! Você está certa, não somos budistas, apesar de já termos visitados vários templos e sempre nos interessarmos por esse estilo de vida. Fique tranquila que a Dea não abriu a porta. Foi só pose :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

5 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 StumbleUpon 0 Pin It Share 5 5 Flares ×